TRANSITAR

trans-bordar trans-ar trans-cender trans-pirar trans-fixar trans-formar trans-por trans-gredir trans-lucidez trans-mudar trans-ferir trans-luzir trans-mutar trans-viar trans-tornar

Nome:
Local: Paraíba/Rio de Janeiro, Brazil

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Os famosos 40°

Depois das chuvas de janeiro, prometendo um verão “meia-boca”, o período pré, durante e pós carnaval tem sido de intenso, quase asfixiante, calor aqui no Rio. O que tem me possibilitado conhecer o famoso “Rio 40º” cantado pela Fernanda Abreu.
E, como diz outra canção, agora da Adriana Calcanhoto, já que “carioca não gosta de dias nublados”, as praias ficam lotadas mesmo, e eu, novo paraioca, aproveitei os dias de luz do sol, pra curti-las.
Como já falei noutro post, a água daqui é geladíssima, contrastando com o calor da areia, e bem transparente. Na areia não fica aquele monte de cadeiras das barracas e quiosques, como em João Pessoa, mas tem as cadeiras e guarda-sóis de aluguel.
Há um desfile bastante democrático da diversidade física e comportamental, sem dúvida. A areia desta “cidade de cidades misturadas” fica lotada. É comum chegarmos, e sempre vamos e voltamos nos horários “saudáveis” à pele, e ainda ter gente que passou a noite por ali.
A maioria das pessoas, como em qualquer lugar, vai mesmo é pra se queimar no sol, é visível o contentamento das pessoas na areia. Talvez pra de noite estar “toda se ardendo” pra alguém, como sugere a canção da Marina Lima.
Lembro que no “período esotérico” da minha existência, eu costumava, no verão, ir bem cedinho pra fazer exercícios de yoga na praia, com os primeiros raios de sol, e corria pra casa, com medo do sol. Agora não, ficávamos lendo o jornal do dia, enquanto o sol agia gostoso na pele já protegida com filtro solar e hidratados por H2OH, a “bebida-febre” do verão daqui.
Estou (estamos) tostadinho, fazia tempo que não tinha uma marquinha de sol em mim, parece que a luz quer entrar em minha vida de todas as formas, mas tudo na medida certa, pois, cada vez mais descubro e adoro viver na “cidade maravilhosa cheia de encantos mil”, como diz outra canção.

Em tempo: Quero registrar meu descontentamento déjà vu, com o Oscar de melhor filme para “Os infiltrados”. Tudo bem que o Martin Scorsese já deveria ter ganho o prêmio máximo da indústria do cinema, por isso talvez tenho mesmo merecido o de melhor diretor, mas “Pequena Miss Sunshine” é imensamente melhor! Mas, enfim, talvez, como diz o texto do fabuloso filme, politicamente incorreto e certamente já um dos melhores de 2007, “Borat”, “por mais ignorante que você seja, sempre haverá um americano para te superar”.

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi, Léo...
Descobrir as cidades e os lugares não é somente uma atitute geográfica ou turística. É um processo também psicológico, interno.
Se vc está bem aí, quer dizer que vc está bem com vc mesmo. E se descobre cada dia algo novo, é porque descobre também algo novo em vc. E o novo sempre empolga. :)
Um beijo.
Saudades, meu paraioca.

PS.
1. Adorei o nome da bebida!!! hehehehe Do que se trata exatamente???
2. Eu não vi 'Os infiltrados', por isso não posso comentar nada sobre ele. Quanto ao 'Pequena miss Sunshine', posso dizer que gostei, mas definitivamente não me empolguei. Achei um tanto exagerado aquela concentraçao de frustrados em uma única família...

6:33 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Pois é, me sinto meio responsável pelo "paraiocamento" do Leo. E fico preocupado pois ele - sem querer - acaba engrossando a fileira dos que cantam as maravilhas do "sul-maravilha", quando o dia-a-dia é tristemente diferente. Mas, não tem jeito. Isso aqui tem uma coisa que pega a gente e, como disse a grande Luana Piovanni, em meio a taças de proseco e iguarias no camarote da Brahma, "a gente se diverte mas fica pensando nas pessoas que estão sofrendo"...
Oi Silvia!, tudo bem? Respondendo:
1. a bebida (viciante) é uma água levemente gasosa, e com um sabor bem discreto de limão. A gente toma sem culpa de estar tomando refrigerante.
2. entendo o que você diz sobre Miss Sunshine, mas acho que o exagero presente em quase todo filme é como um olhar de lente de aumento nesse mundo estranho e absurdo que é o american-way-of-life. Acho que é proposital até para que eles mesmos consigam enxergar. Com o americano médio não funciona o discurso da sutileza. Se bem que, pelo resultado do Oscar, parece que nem mesmo sendo bem exagerado eles compreendem a piada.
Bjs.

9:21 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Oi querido...
tá lindo o texto viu?
ando ausente... mas não deixo de ler...
beijão...

8:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente o Calor está demais. Mas os dias têm sido iluminados,claros e com brisa, ao contrário daqueles dias de calor de 40º sem brisa, mormaço que é uma característica do verão carioca.
A propoósito, não vi o link do meu blog no seu, é noutro Blog???

8:25 AM  
Anonymous Anônimo disse...

oi,menino do rio. vi seu texto, um beijo e aproveita essa cidade maravilha purgatório da beleza e do caos. gosto de ti.

1:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Peço desculpas pela ausência de minha pessoa nas discussões. No momento estou muito sem tempo. Mas não deixo de ler os textos, só que fazer comentários superficiais não é de meu feitio. Assim que tiver tempo, lerei com mais profundidade os textos e emitirei minhas opiniões.
Espero que todos compreendão minha situação, que não é definitiva, apenas transitória.

8:11 PM  
Anonymous Anônimo disse...

[Oi, Carlos...
Estou adorando o paraiocamento de Léo... Tomara conhecer o culpado disso logo, tá??? ;)
Sobre a bebida: aqui na Espanha tem uma que se assemelha muito à descrição que vc fez: a 'gaseosa'. Compramos para misturar ao vinho e fazer sangria, pq aqui a idéia é o contrário: usamos a bebida pra esquentar... hehe
Ah... vc ainda está pelo orkut? Me adiciona!]

[Jânsen, entendo o teu sumiço. Sei bem o que é estudar pra concursos, coisa que vou voltar a fazer assim que recupere a cor da minha pele (que perdi depois dos meses de frio...) hehehehe
Tomara que dê tudo certo pra ti.
E por favor, arruma um tempo na tua agenda pra gente se ver no começo de abril, tá?
Beijoca!!!]

11:29 PM  
Anonymous Anônimo disse...

EI!!! E EU?!?!?!?! Também quero encontrar com vocês!!!

PS do Carlos: Eu também! E Silvia, eu não estou mais no Orkut.

11:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Gente, arrumei um tempinho.
Além de estar estudando pra concurso, já estou trabalhando no IBGE, um contrato temporário de 10 meses, e que me tirou o pouco tempo que ainda sobrava além dos estudos.
Quando leio os textos de Léo e Silvia, que falam de uma outra realidade, diferente daquela que os dois já vivenciaram, e que eu ainda desfruto, penso como seriam minhas impressões: se iguais, se diferentes, ou até se indiferentes, não sei. Sei que é muito bom manter contato com eles por meio deste Blog.

3:28 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial