TRANSITAR

trans-bordar trans-ar trans-cender trans-pirar trans-fixar trans-formar trans-por trans-gredir trans-lucidez trans-mudar trans-ferir trans-luzir trans-mutar trans-viar trans-tornar

Nome:
Local: Paraíba/Rio de Janeiro, Brazil

domingo, dezembro 31, 2006

ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER...


Escrever para esse Blog foi...









uma experiência e tanto. Foi a atividade literária mais marcante para mim neste ano que se acaba. Da fase na qual escrevíamos, cada um, toda semana, a essa em que se publica algo quando der na telha, pensei e repensei a atividade de escrever, no seu aspecto mais amplo.
Passei a admirar mais os jornalistas. Escrever por profissão deve ser duro. Para mim, “escrever” o é, pois que encaro esse um acontecimento singular em minha vida. Digo escrever “entre aspas” para dizer que não é um qualquer escrever; é aquele escrever com intenções estéticas. Este é um acontecimento que, para mim, não pode cair na banalidade, sob pena de passar a não escrever mais nada que preste. Não digo que não haja quem consiga escrever com freqüência coisas esteticamente interessantes. Há pessoas que nos gestos mais simples esbanjam “bom gosto”, naturalmente, sem forçar. E escrever coisas esteticamente interessante é mais uma delas, admiro baita isso. Essas pessoas são dotadas de um dom. Só não é o meu caso. Sou um bruto, bicho do mato, que apenas em alguns momentos iluminados consegue escrever algo que preste – falo “que preste” esteticamente falando – eita texto cheio de aspas!!! E isso eu percebi quando passei a escrever neste Blog. Foi a grande lição que tirei dessa atividade tão dura que dividi, e ainda divido, com mais dois colegas que admiro demais, dente outras coisas, justamente por produzirem textos que me deixam enciumado – ciúme do bom.
O curso de Letras finalizou-se, ando me afastando de muita coisa ligada ao curso, como ler e escrever com freqüência. A vida está me levando pra um outro lado, e estou deixando isto acontecer naturalmente. Mas tenho medo. Tenho medo de que um sonho que eu tinha esteja se desfazendo. Mas é isto. Passei a encarar a vida de maneira mais natural, não-artificial, como antes a via. Se eu tiver de me afastar dessa atividade que já me deu muita alegria, que seja momentaneamente ou pra sempre, que assim seja. Amém!

PS: Silvia, essa é a praia na qual passarei boa parte de janeiro.

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Primeiro: quero dizer que se "Há pessoas que nos gestos mais simples esbanjam “bom gosto”, naturalmente, sem forçar", dentre estas pessoas estão Sílvia e Jansen.

Segundo: dividir este espaço com estes dois tem sido muito gratificante, não só pelo privilégio de te-los como parceiros, mas pela oportunidade de trabalhar e pensar sobre o escrever, realmente, uma tarefa difícil, ainda mais num mundo sem molduras como o que estamos vivendo.

12:35 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Jansen, acredito que seja um ótimo exercício este de "escrever por obrigação", no caso dos jornalistas, por exemplo. Estimula bastante o proprio ato e serve de incentivo àquele que escreve, para que esteja atento a tudo, mas tem suas armadilhas claro!
Quantidade nem sempre é resultante de qualidade, mas pode ser! Quem consegue tal feito, deve ter começado aos poucos e foi se exercitando, acho!

Façamos! Vamos exercitar! hehehe

12:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Oiê... Divulgue o blog de vocês lá no Mix... No espaço do Cia... Um 2007 magnifico para todos nós.

2:32 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Experiência boa demais essa de escrever com e para vocês (além dos periódicos leitores que temos)... Tomara que consigamos continuar a escrever em 2007, mesmo com nossas paradas e tempos de silêncio. :)

Por mim sigo contando algumas coisinhas do lado de cá do mundo... espero que vcs topem seguir fazendo o mesmo!

Um beijão.

PS. Jânsen, ainda bem que tem vc por aí pra curtir o sol... :) Aqui é chuva/frio/possibilidade de neve... Digam o que disserem, chique é deitar numa sombrinha, à beira do mar, tomar uma água de coco e ver o tempo passar!!! hehehehe

3:12 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo plenamente com você Silvia. Aqui é que é bom.
Sonhei com você chegando aqui. Teu cabelo tava bicolor (castanho e verde), e você estava muito triste, com algo, não sei o que era - pareceu-me frustrada com a viagem. Foi só um sonho, mas diga se estou errado, pelo amor de Deus! - principalmente quanto a cor dos cabelos, que tava horrivel!

12:42 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Essa coisa de quantidade e qualidade, Léo, é relativa mesmo. Tem gente que escreveu um paiól de coisas (Jorge Amado, por exemplo), e pouco se aproveita (OBS: estamos falando de alto nível de escrita). E um Raul Pompéia, que escreveu pouco, fez aquela obra maravilhosa que é O Ateneu.
Mas é difícil, para mim é. Sim, também admiro os autores de novelas também, por ter que escrever de todo jeito e até conseguirem alguns bons resultados.

12:45 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Certamente, Jansen.
Há também o Raduan Nassar, o Augusto dos Anjos...
Enfim... concordo que é complicado mesmo.

Agora Sílvia que este cabelo... bem... digamos... deixa pra lá!
rsrsrsrsr

abração

4:08 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Os meus cabelos serão uma surpresa para vocês... Mas pra mim também, já que com esse frio ando de touca até dentro de casa. hehehe Se estiverem verdes, é mofo, podem ter certeza... \o/

Só vou poder medir a intensidade da viagem quando voltar, e aí posso dizer se me frustrei ou não. Qualquer coisa, dêem uma passadinha no meu blog, que eu andei ressuscitando.

Léo, desculpa ter colocado de novo um texto pouco tempo depois de vc ter escrito. É que amanhã viajo novamente, e tinha que contar as novas...

Adoro vocês.

Beijos...

7:29 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Que isso, Silvia, tô adorando estes nossos "fluxos de consciencia"(?!). pra/por mim, tá muito bom assim!!!

abração e saudade

9:25 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial