TRANSITAR

trans-bordar trans-ar trans-cender trans-pirar trans-fixar trans-formar trans-por trans-gredir trans-lucidez trans-mudar trans-ferir trans-luzir trans-mutar trans-viar trans-tornar

Nome:
Local: Paraíba/Rio de Janeiro, Brazil

sábado, setembro 23, 2006

DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO

Há poucos dias uma amiga minha foi morar do outro lado do atlântico. Passará seis meses de sua vida lá. Dia 23 de março (provavelmente) ela estará de volta, nos reencontraremos, contará de sua experiência. Parece uma equação simples essa.
Só imaginei que, neste exato momento em que escrevo, ela estará vivendo numa realidade completamente diferente, respirando novos ares e ouvindo uma outra língua. Isso virou minha cabeça de maneira tal que me pareceu, por um instante, que eu tinha ido embora e ela ficado. Depois vi – ainda bem – que era o contrário.
Nas palavras, coisa muito simples. Alguns têm vontade de fazer isso. É muito fácil rimar verbo com verbo; quero ver rimar verbo com advérbio. Coragem, é disso que falo – além de outras coisas mais que estão embutidas e que tem sua significação para cada um que passou, vai passar ou pensa em passar por uma experiência dessas.
Coloco-me no lugar dela a partir de agora. Quando fui morar em Campina Grande, sozinho, fiquei nervosíssimo! Fiquei pensando em como me virar numa cidade estranha. Que diria num país estranho? Quando falei com ela por telefone, no dia de sua viagem, pareci um abestalhado, por que tive um sentimento estranho de empatia naquela hora.
Quando março chegar, e nos encontrarmos de novo, será assim: ela, com seu jeito de sempre, fará relatos os mais interessantes sobre sua estadia em Espanha. Estará arrumando suas coisas, voltando para a vida de novo, que aqui foi deixada em suspenso. Porém, entre nós dois, haverá uma diferença: eu estarei olhando a vida sob um mesmo ponto de vista (ou talvez outro diferente, porém muito próximos um do outro). Ela estará olhando a vida como se a estivesse vendo de um lado oposto ao de antes, assim, como se estivesse do outro lado do atlântico.
Penso nisso, sinto inveja, até vontade de fazer algo parecido. Mas, é a danada da coragem que me falta! E outras coisas mais além disso.

5 Comentários:

Blogger ... disse...

Jansen... obrigada... :)
Vou tentar colocar as coisas no outro blog... ainda estáo meio sem elaboraçao, pq nao da tempo de elaborar em lan houses.
Mas acho que serve pra dar noticias...

Ah... eu ainda nao sei se o meu caso è de coragem ou de loucura... hehehehehehe

2:22 PM  
Anonymous Anônimo disse...

É bom receber contato - câmbio. Há vida inteligente na Espanha? - câmbio.
Brincadeiras a parte, estamos todos aguardando notícias suas, Silvia. Sempre que puder, não deixe de passar aqui deixando suas mensagens. E não deixe de publicar seus textos, que terão agora um valor agregado maior que os nossos aqui do outro lado do atlântico.
Hehehe. Um abraço.

9:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Parece que o bichinho da coragem está rondando, pois esta semana tomei uma das decisões decisavas de minha vida, voces devem imaginar o que foi, né?
Enfim, certamente que existem coisas que não precisam ser mudadas, no entanto, e por vivermos num contexto social em que "mudar é a única certeza estável", cobramos atitudes e comportamentos que, as vezes, não estão amadurecidos para serem praticados, entendem?
Portanto, sempre rogo ao Divino que me dê coragem para mudar o que deve ser mudado, resignação para aceitar o imutável, mas, acima de tudo, discernimento para distinguir uma coisa da outra.
enfim... tô meio nostálgico e sem minha rainha aqui... aiai!!!
mas é como o Jansên afirmou, todos, de alguma forma, estamos buscando novo ares!!!

9:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Léo, eu não imagino que decisão foi essa que você tomou em sua vida, apenas desconfio. Seja em que for e qual tenha sido, tem meus votos de boa sorte sempre.
Gostei muito do seu comentário sobre o que é mutável e imutável. Realmente, talvez o mais difícil de tudo é saber distinguir o que é mutável do que não é.
Mas eu não entendi nada do que você disse - come relação a sua decisão. MAs é bom mesmo que fique assim. Fé em Deus e boa sorte!

2:50 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Bom, Jansen, acho que agora, com o texto, voce sabe da mudança hehe
é isso, meu amigo, uma hora a coisa tem que acontecer, as vezes de uma maneira que não entendemos mas...

MAIS UMA VEZ E SEMPRE PARABÉNS PELO LIVROOO

10:08 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial